O conceito de estoque remonta à antiguidade, quando mercadores armazenavam bens para períodos de escassez ou para venda futura. Estoque refere-se ao acúmulo de bens ou materiais mantidos por uma organização para fins futuros.
Ter um estoque serve para garantir a continuidade dos negócios, atendendo à demanda dos consumidores sem esperar pela próxima produção ou entrega.
Além de agir como uma almofada contra incertezas de fornecimento ou picos inesperados de demanda, um estoque bem gerenciado resulta em economia de custos, aproveitando descontos em compras em grande volume e reduzindo gastos com pedidos frequentes.
No entanto, uma gestão inadequada destes ativos ocasiona em um aumento de custos excessivos de armazenamento ou obsolescência. Neste conteúdo, falaremos mais sobre! Vem com a gente!
O que é estoque logística?
Estoque, no contexto da logística, refere-se à acumulação armazenada de bens, produtos ou materiais mantidos por uma organização para atender à demanda ou para fins futuros.
Dessa forma, atua como um intermediário entre a produção e o consumo, garantindo que as operações de uma empresa ocorram sem interrupções, mesmo diante de variações na produção ou na demanda.
Como funciona um estoque?
O funcionamento de um estoque envolve a manutenção, armazenamento, entrada e saída de produtos. Uma empresa adquire ou produz mercadorias e as armazena até que sejam vendidas ou usadas.
Esse processo é monitorado por sistemas de gerenciamento de estoque, que rastreiam o número de itens disponíveis, determinam quando e quanto reordenar, e muitas vezes prevêem a demanda futura.
Quais os exemplos e tipos de estoque?
Existem diversos tipos de estoque, adequados para diferentes necessidades e contextos:
- Estoque de matéria-prima: Refere-se aos insumos básicos aguardando processamento.
- Estoque em processo: Produtos em diferentes estágios de fabricação, mas ainda não finalizados.
- Estoque de produtos acabados: Bens prontos para serem vendidos.
- Estoque de segurança: Uma reserva para enfrentar incertezas na demanda ou fornecimento.
- Estoque sazonal: Produtos mantidos para atender demanda sazonal.
- Estoque em trânsito: Mercadorias em movimento entre locais.
- Estoque em consignação: Produtos em pontos de venda, mas ainda propriedade do fornecedor.
- Estoque obsoleto: Itens que perderam seu valor de mercado ou utilidade.
Qual a importância do estoque?
O estoque é importante para a continuidade das operações comerciais. Afinal, garante que produtos estejam disponíveis para os clientes, aumentando a satisfação e fidelidade.
Ao evitar rupturas de estoque, as empresas evitam perder vendas. Além disso, um estoque bem gerenciado traz, como consequência, economias significativas, permitindo que as empresas aproveitem descontos por compras em volume e reduzam custos associados a pedidos frequentes.
Como é feito o cálculo de estoque?
O cálculo do estoque pode variar dependendo do que se deseja analisar. No entanto, algumas fórmulas básicas incluem:
- Estoque médio = (Estoque Inicial + Estoque Final) / 2
- Giro de estoque = Custo dos Produtos Vendidos / Estoque Médio
- Estoque mínimo = Consumo Médio x Tempo de Ressuprimento
Estas são apenas algumas das fórmulas básicas; sistemas avançados, inclusive, e métodos mais complexos são indicados para otimizar níveis de estoque.
Qual é a função do estoque?
A principal função do estoque é atuar como um tampão entre a produção e o consumo. Assegura, deste modo, que haja um fluxo contínuo de mercadorias disponíveis para atender à demanda dos consumidores.
Adicionalmente, os estoques permitem que empresas operem com eficiência, protegendo-se contra incertezas no fornecimento ou variações na demanda.
Também oferecem a capacidade de aproveitar oportunidades de mercado, como demandas sazonais ou promoções, e permitem uma resposta rápida às mudanças nas condições do mercado.
Guia completo sobre estoque
- Como calcular giro de estoque
- Gestão de estoque
- Como fazer controle estoque
- App controle de estoque
- O que é giro de estoque
- Como fazer inventário de estoque
- Exemplo controle de estoque
- Como fazer controle de estoque Excel?
- Ciclo de estoque
- Como calcular estoque
- Planilha de controle de estoque
E então, tem mais alguma dúvida sobre o que é e para que serve o estoque, assim como sua importância na gestão logística? Comente conosco!