Como fazer controle de estoque? As 07 dicas para começar

Publicado por:

Você sabe como fazer controle de estoque? O controle de estoque, ou gestão de estoque,  é uma das bases de qualquer negócio bem-sucedido. Seja online ou presencial!

Uma boa gestão garante que produtos estejam disponíveis para satisfação imediata dos clientes, enquanto evita excessos que podem imobilizar capital. 

Ao equilibrar adequadamente a oferta e a demanda, empresas evitam cenários de ruptura, onde vendas são perdidas, ou de superestocagem, que resulta em custos elevados de armazenamento e potencial obsolescência. 

Além disso, um bom controle de estoque melhora o fluxo de caixa, otimiza o espaço de armazenamento e aumenta o processo operacional. 

Essa prática serve para sustentar a saúde financeira, fortalecer a reputação da marca e impulsionar a competitividade no mercado. 

Quer aprender como otimizar seu controle de estoque? Confira as dicas que a Vinicom separou e transforme sua gestão em uma verdadeira vantagem competitiva!

1. Utilize um sistema de gestão de estoque

Em um mercado tão amplo, a automação é destinada para garantir precisão nos negócios. A utilização de um sistema de gestão de estoque, como o da Vinicom, proporciona uma visão ampla e centralizada das movimentações, minimiza erros humanos e otimiza o tempo. 

Contrate empresa de inventário de estoque

O nosso software permite monitorar, em tempo real, entradas e saídas, facilitando a identificação de necessidades de reposição e potenciais excessos. Ao escolher a Vinicom, você estará investindo em uma ferramenta que se adapta às demandas do seu negócio.

Conheça o app de controle de estoque Vinicom

2. Faça inventários regulares

A verificação regular do estoque por meio de inventários faz total diferença. Ao confrontar os dados registrados no sistema com a realidade física, é possível identificar discrepâncias, perdas ou furtos. 

Inventários de estoque frequentes asseguram que a informação do sistema reflita a verdadeira situação do estoque, fortalecendo a tomada de decisões e estratégias futuras.

3. Defina níveis mínimos e máximos de estoque

Estabelecer limites para o estoque é uma prática que previne faltas ou superstocagem. Ao definir um nível mínimo, garante que haverá sempre uma quantidade segura de produtos, evitando perder vendas.

Enquanto isso, o nível máximo evita acumulações desnecessárias, que resultam em custos adicionais e obsolescência.

4. Classifique seus produtos por critérios relevantes

Não trate todos os produtos de maneira igual. Alguns itens podem ter maior giro, outros maiores margens de lucro, e alguns podem ser sazonais. 

Ao categorizar os produtos com base em critérios como demanda, valor ou sazonalidade, você pode priorizar e ajustar estratégias específicas para cada grupo, maximizando lucros e minimizando perdas.

5. Estabeleça processos de recebimento e registro

Quando novos produtos chegam, tenha um processo estruturado de verificação e registro. Confronte os itens recebidos com os pedidos, verifique a qualidade e, então, atualize o sistema de gestão. 

Um registro preciso no momento do recebimento evita problemas futuros e garante que o estoque esteja sempre atualizado.

6. Implementa a metodologia FIFO (Primeiro a entrar, primeiro a sair)

O método FIFO sugere que os itens mais antigos sejam vendidos ou utilizados antes dos mais recentes. Esta é uma prática destinada especialmente para produtos perecíveis, assegurando, assim, que os produtos não se tornem obsoletos ou ultrapassem o prazo de validade. 

7. Tomada de decisão baseada em dados

Por fim, a tomada de decisões baseada em dados é a chave para uma gestão de estoque bem realizada. Utilize os dados fornecidos pelo sistema de gestão para analisar tendências, identificar padrões e compreender a performance de diferentes produtos. 

Estas métricas oferecem insights e informações que auxiliarão na previsão de demandas, na identificação de oportunidades e na formulação de estratégias para a sua empresa. 

Enfim! Conforme podemos observar, um controle de estoque bem executado é a combinação de tecnologia, processos estruturados e análise contínua. 

Ao seguir estas dicas, sua empresa estará posicionada para maximizar vendas, minimizar custos e oferecer valor  aos clientes, sem atrasos nas entregas. 

E, claro, se precisar de empresa de logística e controle de estoques, entre em contato com a Vinicom e solicite orçamento!

Horário de funcionamento:
×