Estoque mínimo e máximo: o que é, diferenças, como calcular e exemplos

Publicado por:

O cálculo do estoque mínimo e máximo utilizado na gestão de recursos dentro de uma empresa. Serve para balancear a demanda e a oferta de produtos. 

O estoque mínimo, também conhecido como estoque de segurança, é o nível mais baixo que seu estoque deve alcançar antes de ser reabastecido, enquanto o estoque máximo é o limite superior que se deve ter para evitar excesso de capital empatado em mercadorias não vendidas.

Empresa para inventário e gestão de estoque

Ter esses parâmetros bem definidos pode significar aumentar a produtividade e o desempenho operacional de uma organização. Com o estoque mínimo calculado, uma empresa previne paralisações na produção ou falta de produtos para venda. 

O estoque máximo, por outro lado, impede a acumulação desnecessária de itens, o que pode gerar custos elevados de armazenagem e risco de obsolescência.

Enfim, neste conteúdo, nós da Vinicom vamos nos aprofundar mais sobre estoque mínimo e máximo, continue a leitura conosco. 

O que é estoque máximo, estoque mínimo e estoque de segurança?

O estoque máximo refere-se à quantidade máxima de produtos que uma empresa deve manter em seu inventário. Ultrapassar esse limite leva a custos desnecessários com armazenagem e a riscos de obsolescência ou deterioração dos produtos. 

O estoque mínimo, no entanto, trata-se da quantidade mínima de produtos que deve ser mantida em estoque para prevenir a interrupção da produção ou das vendas devido a atrasos inesperados no reabastecimento ou picos súbitos na demanda. 

O estoque de segurança é uma subcategoria do estoque mínimo, que serve como uma proteção adicional contra flutuações imprevisíveis na oferta e na demanda.

Como calcular o estoque mínimo e máximo?

O cálculo do estoque mínimo é baseado na demanda média e no tempo de reposição do produto. Uma fórmula comum para calcular o estoque de segurança é multiplicar a demanda média diária pelo tempo de reposição

Para o estoque máximo, pode-se adicionar o estoque de segurança à demanda prevista para o período mais o estoque em trânsito.

Exemplos de estoque mínimo e máximo

Imagine uma empresa que vende 100 unidades de um produto por dia e leva 10 dias para repor seu estoque. O estoque mínimo seria 100 unidades x 10 dias = 1000 unidades

Se a demanda prevista para o próximo período é de 2000 unidades, e há 500 unidades já a caminho, então o estoque máximo seria 1000 unidades (estoque de segurança) + 2000 unidades (demanda prevista) + 500 unidades (estoque em trânsito) = 3500 unidades.

Diferenças do estoque mínimo e máximo

A principal diferença entre o estoque mínimo e o estoque máximo está em suas finalidades operacionais.

Dizemos que o estoque mínimo é utilizado como um limitador para garantir que haja um fluxo contínuo de produtos disponíveis para produção ou venda, evitando a perda de receita e clientes.

Enquanto isso, o estoque máximo é uma medida de precaução para prevenir o excesso de estoque, que pode imobilizar capital desnecessariamente e gerar custos adicionais.

E então, tem mais alguma dúvida sobre eles? Comente conosco e esperamos que esse resumo tenha sido útil ao seu aprendizado. 

Horário de funcionamento:
×