Como calcular giro de estoque? Passo a passo e fórmula

Publicado por:

Você sabe como calcular giro de estoque? O controle e o cálculo do giro de estoque são essenciais para a saúde financeira e operacional de qualquer empresa. 

O giro de estoque indica quantas vezes o estoque foi vendido e reposto durante um período específico, fornecendo insights sobre a eficiência da gestão de estoque

Um giro alto sugere que a mercadoria está sendo vendida rapidamente, otimizando o fluxo de caixa e minimizando os custos de armazenamento. 

Por outro lado, um giro baixo indica excesso de estoque ou baixa demanda, levando, assim, a custos elevados de armazenamento, obsolescência e amarrando capital que poderia ser usado de forma mais produtiva. 

Controlar e otimizar o giro de estoque possibilita, deste modo, que as empresas reajam prontamente às mudanças na demanda, melhorem o fluxo de caixa e evite custos desnecessários, impactando positivamente o desempenho e a lucratividade da empresa.

Justamente por isso que, neste conteúdo, a Vinicom falará mais sobre como calcular giro de estoque! 

O que é indicador de giro de estoque?

O indicador de giro de estoque é uma métrica que mostra quantas vezes o estoque de uma empresa foi vendido e reposto em um determinado período. 

Ele oferece insights para te ajudar a compreender melhor sobre a eficiência da gestão de estoque e a demanda de produtos. Uma alta taxa de giro indica boa gestão e forte demanda, enquanto uma taxa baixa pode sinalizar excesso de estoque ou demanda insuficiente.

Como calcular o giro de estoque no Excel?

Utilizar o Excel para controle de estoque simplifica o processo. Siga os passos abaixo:

  • Na célula A1, digite “Custo dos Produtos Vendidos (CPV)”.
  • Na célula A2, insira o valor total do CPV do período analisado.
  • Na célula B1, digite “Estoque Médio”.
  • Na célula B2, insira a fórmula: (Estoque inicial + Estoque final) / 2.
  • Na célula C1, digite “Giro de Estoque”.
  • Na célula C2, insira a fórmula: =A2/B2.
  • O valor em C2 lhe dará o giro de estoque para o período analisado.

Como calcular o giro de estoque com CMV?

O CMV (Custo da Mercadoria Vendida) é frequentemente utilizado para calcular o giro de estoque, pois representa o custo direto dos produtos vendidos.

A fórmula para calcular o giro de estoque usando CMV é: Giro de Estoque = CMV / Estoque Médio. Onde: CMV é o custo da mercadoria vendida durante um período específico.

Estoque Médio é calculado como (estoque inicial + estoque final) / 2. Por exemplo, se o CMV em um mês é de $10.000 e o estoque médio do mês é de $5.000, então: Giro de Estoque = 10.000 / 5.000 = 2. Ou seja: o estoque girou duas vezes nesse mês.

Qual o nível ideal de giro de estoque?

O nível ideal de giro de estoque varia conforme o tipo de empresa, natureza do produto e modelo de negócio. No entanto, em geral, um giro de estoque mais alto é preferível, pois indica uma gestão de estoque eficiente e forte demanda. 

Dessa forma, mostra que a empresa está vendendo e repondo seu estoque rapidamente, levando, assim, a um fluxo de caixa melhor e menos dinheiro amarrado em estoque.

Por outro lado, um giro de estoque extremamente alto mostra que a empresa não está mantendo estoque suficiente, trazendo, assim, a rupturas de estoque e potencialmente perder vendas.

No entanto, enquanto isso, um giro de estoque muito baixo sinaliza que a empresa tem excesso de estoque ou que a demanda pelo produto é baixa, ocasionando em custos de armazenamento elevados e risco de obsolescência.

Enfim, conforme viu até aqui, as empresas devem monitorar regularmente seu giro de estoque, comparando com padrões do mercado e ajustando conforme necessário para otimizar tanto a eficiência quanto a satisfação do cliente.

E então, tem mais alguma dúvida ou dica de como calcular giro de estoque?

Horário de funcionamento:
×