Cadeia logística: o que é, como funciona e exemplos

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Os estudos sobre o que é cadeia logística, embora sejam um campo de estudo moderno, têm raízes profundas na história!

 O conceito de logística começou a ser estruturado na Grécia Antiga, mas só começou a ser seriamente estudado após a Segunda Guerra Mundial, quando as empresas perceberam a necessidade de melhorar a eficiência e reduzir os custos de seus processos de produção e distribuição.

Os principais pensadores neste campo incluem J. Forrester, que é considerado o “pai” da gestão da cadeia de suprimentos, graças à sua obra “Industrial Dynamics”, de 1961. Ele introduziu a ideia de que as cadeias de suprimentos podem ser vistas como sistemas dinâmicos, onde ações em uma área podem ter efeitos significativos em outras.

Uma curiosidade interessante é que a cadeia de suprimentos do McDonald’s é uma das mais eficientes do mundo, permitindo-lhe servir bilhões de clientes todos os anos. Este é um campo fascinante e em constante evolução!

Se você está interessado em aprender mais sobre a história e o desenvolvimento dos estudos da cadeia logística, convidamos você a continuar sua leitura e explorar ainda mais este assunto!

O que é e para que serve a cadeia logística?

Qual o conceito de cadeia logística? Quais as funções da cadeia logística? A cadeia logística, também conhecida como cadeia de suprimentos, é uma rede de empresas e atividades que trabalham juntas para fornecer um produto ou serviço ao consumidor final. 

Essa cadeia envolve o movimento e o armazenamento de matérias-primas, a transformação dessas matérias-primas em produtos acabados e a distribuição desses produtos aos clientes.

A ideia central é que, ao gerenciar todas as etapas como um sistema integrado, é possível aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar o serviço ao cliente.

Tudo sobre terceirização logística e vantagens da terceirização logística

Existem dois tipos principais de cadeia logística: direta e reversa. A cadeia logística direta lida com o fluxo de produtos desde o ponto de origem até o ponto de consumo, enquanto a cadeia logística reversa lida com o retorno de produtos do cliente ao produtor, seja para reciclagem, reutilização ou disposição final.

No dia a dia, a cadeia logística é aplicada em muitos contextos. Por exemplo, quando você compra um livro online, o livro passa por várias etapas – desde a produção na editora, passando pelo armazenamento em um centro de distribuição, até a entrega em sua casa – todas essas etapas são partes da cadeia logística. Assim, desempenha um papel crucial na forma como vivemos e consumimos hoje.

Quais são os tipos de cadeia logística?

Como visto, há dois tipos: direta e reversa. A cadeia logística direta é o fluxo de materiais e produtos do fabricante para o consumidor. Envolvendo, assim,  a obtenção de matérias-primas, produção, armazenamento e distribuição. 

Por exemplo, uma empresa como a Apple pratica este tipo de cadeia logística ao adquirir componentes, montar seus produtos, armazená-los e, finalmente, vendê-los aos consumidores através de suas lojas físicas e online.

Operação logística própria ou terceitizada?

Por outro lado, a cadeia logística reversa envolve o retorno de produtos do consumidor para o fabricante. Ocorre por vários motivos, como devoluções, reciclagem e disposição de resíduos. Um exemplo disso é a Dell, que tem um programa de recolhimento e reciclagem de equipamentos eletrônicos usados.

Ambos os tipos de cadeias logísticas são vitais para o funcionamento eficiente dos negócios e a gestão de recursos de maneira sustentável. O entendimento e a aplicação eficazes dessas cadeias proporcionam, assim,  uma vantagem competitiva significativa para as empresas.

Quais as funções da cadeia logística?

A cadeia logística tem diversas funções críticas, visando maximizar a eficiência, minimizar os custos e otimizar o serviço ao cliente. Suas principais atuações são:

  • Gestão de Compras: envolve a obtenção de matérias-primas e produtos necessários para a operação da empresa.
  • Gestão de Estoques: consiste em manter um equilíbrio entre estoque suficiente para atender à demanda do cliente e minimizar os custos de armazenamento.
  • Transporte: é responsável pela movimentação de materiais e produtos entre diferentes partes da cadeia.
  • Serviço ao Cliente: envolve garantir a entrega de produtos no tempo certo, na quantidade certa e no local certo.

Segundo um estudo da Universidade de Stanford, melhorias na cadeia logística resultam em um aumento de até 10% na receita das empresas. Refletindo, assim, no dia a dia por meio de entregas mais rápidas e eficientes. 

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