O “Fulfillment” é um termo amplamente usado no setor de logística que se refere ao processo completo de recebimento de pedidos, processamento, embalagem, armazenamento, transporte e entrega de produtos aos clientes finais.
Nesse contexto, “Fulfillment Center” é um armazém de terceiros onde esses serviços são realizados em nome de outras empresas.
Um serviço de fulfillment funciona recebendo a mercadoria do negócio, armazenando-a e depois embalando e enviando os pedidos conforme eles chegam. Muitos oferecem serviços adicionais, como gerenciamento de estoque, processamento de devoluções e serviços de atendimento ao cliente.
Para empresas que terceirizam a logística, o uso de um serviço de fulfillment oferece várias vantagens. Possibilita, por exemplo, que as empresas foquem em suas competências essenciais, enquanto especialistas cuidam da complexidade da logística.
Como os provedores de fulfillment operam em grande escala, oferecem custos de transporte mais baixos e tempos de entrega mais rápidos.
A implementação de um serviço de fulfillment geralmente envolve a integração dos sistemas de TI da empresa com o do provedor. Garantindo, assim, a visibilidade em tempo real do estoque e dos pedidos, permitindo manter controle sobre suas operações, mesmo enquanto delega a execução.
O que é Fulfillment?
“Fulfillment” é um termo proveniente do inglês que, no contexto de logística, denota o conjunto de operações envolvidas desde o recebimento de um pedido até a sua entrega ao cliente final. O termo pode ser traduzido como “cumprimento”, em uma alusão ao cumprimento do processo de entrega de um produto ao cliente.
Em um cenário de e-commerce, por exemplo, o processo de fulfillment começa quando um cliente faz um pedido online. A partir desse momento, inicia-se a jornada de preparação do pedido, que inclui a retirada do item do estoque (picking), a embalagem adequada do produto, o processamento de documentos necessários, a gestão do transporte e, finalmente, a entrega ao cliente. Também faz parte – e não podemos nos esquecer – a gestão de devoluções e trocas.
Como funciona e-commerce fulfillment?
E-commerce, ou comércio eletrônico, refere-se à compra e venda de produtos ou serviços pela internet. Com o aumento do e-commerce, a logística de atendimento de pedidos, conhecida como e-commerce fulfillment, tornou-se crucial para garantir a satisfação do cliente e a eficiência operacional.
O e-commerce fulfillment começa quando um cliente faz um pedido online. O pedido é recebido pelo sistema de gerenciamento de pedidos do centro, que então localiza os itens no armazém. Os produtos são coletados (processo conhecido como picking), embalados de forma segura e, em seguida, enviados para o cliente.
A chave para o sucesso no e-commerce fulfillment é a eficiência e a precisão na execução dessas etapas, garantindo que os pedidos sejam processados rapidamente e que os produtos certos sejam entregues ao cliente certo.
Tecnologias modernas, como sistemas de gerenciamento de armazém (WMS), automação de armazém e análise de dados, são usadas para otimizar o processo. O gerenciamento eficaz de devoluções também é um aspecto relevante.
Quais as diferenças de um Fullfillment e um Operador logístico?
Embora Fulfillment e Operador Logístico pareçam similares, existem diferenças significativas.
Um Operador Logístico é uma empresa que oferece serviços amplos, incluindo transporte, armazenamento, gestão de estoque, embalagem, entre outros. Lidando, ou não, com todas as necessidades logísticas de uma empresa.
Enquanto isso, o Fulfillment é um serviço específico dentro do escopo da logística, que lida primordialmente com a recepção, armazenamento, embalagem e envio de pedidos para os clientes.
Operador Logístico | Fulfillment | |
Serviços | Oferece uma gama completa de serviços logísticos, podendo ser customizado de acordo com a necessidade do cliente | Focado principalmente no processamento de pedidos: recepção, armazenamento, embalagem e envio de produtos aos clientes |
Escopo | Amplo e abrangente, lidando com todas as áreas da logística | Mais específico, centrado na gestão e execução de pedidos |
Customização | Alto grau de customização e flexibilidade, podendo ser moldado de acordo com as necessidades da empresa | Mais padronizado, com menor flexibilidade para customização |
E então, mais alguma dúvida sobre o que é Fulfillment e como pode ser aplicado nas estratégias do seu e-commerce? Entre em contato com a Vinicom e entenda como podemos te auxiliar com isso!